quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Indonesia, amigos e mar!

Da Malásia partimos para a Indonésia, para encontrar meu amigo Carlo Dapuzzo, curtir Bali e pegar ondas nos recifes de coral... se a coragem permitisse...Descobrimos que a Indonésia é o quinto pais mais populoso do mundo, e, sendo um conjunto de ilhas isto significa que algumas delas (como Jakarta) tem uma densidade populacional desagradável. Mas Bali, a única ilha que não foi convertida ao islamismo, e preservou a antiga fé que mistura hinduísmo e budismo, tem um charme especial, e acredito, proporciona uma experiência completamente diferente do restante do pais. é indo observar os detalhes e cerimonias que cercam o povo balinês. Tudo está repleto de esculturas, flores, desenhos e pinturas. Oferendas são oferecidas todos os dias, para apaziguar os maus espíritos, e na minha opinião, embelezar e dar um ar de mistério ao ambiente.Não bastasse a beleza religiosa a ilha é cercada de recifes de coral que oferecem algumas das melhores ondas de surf do mundo. Começamos no fundo de areia da praia de Kuta, e meu primeiro recife foi Airport lefts. Confesso que saber que o fundo é de corais e não de areia me deixou com medo, muito, muito medo, mas os Airport breaks tem cerca de 2 metros e meio de profundidade na maré alta, então, salvo no caso de grandes caldos, nada deve acontecer. Confiante depois de boas ondas em Airport lefts partimos para Dreamland, com direitas e esquerdas estourando com força sobre o fundo de pedra e coral. Na sequência fomos para a ilha de Lembongan, onde, como o próprio nome dos points atesta, o surf é mais para experts, os points da ilha são:
- Lacerations
- Razors
- Shipwreck
- Playground
Nem preciso dizer onde surfamos certo? Mesmo com este nome playground é um fundo de coral com um metro e meio de profundidade, ou seja, dá pra ficar de pé no coral, só não dá pra ficar de pé na prancha, pois meu amigo, vendo os corais passando por baixo confesso que borrei a sunga.O Carlo mandou umas duas ondas, e a esta altura depois de quatro semanas na Indonesia deve estar rindo deste post, mas pro meu surf descobri que preciso de mais de dois metros de água entre meus pés e os corais abaixo.

Mas a ilha de Lembongan não tem apenas surf e aproveitamos os dias para mergulhar, e que mergulhos! A ilha possui uma fauna única, basicamente ela funciona como um "Lava Rápido" para os peixes de alto mar. Eles vem até a ilha para aproveitar a grande população de peixes limpadores, e se livrar dos parasitas antes de retornar para as profundezas, vimos Raias Jamantas com mais de três metros, e um peixe chamado Mola Mola, que vive a mais de trezentos metros de profundidade, e só é visto perto da superfície em poucos lugares ao redor do globo, entre eles Lembongan, o peixe parece um animal pré histórico, não tem como descrever, olha a cara do bicho.

E esta foi a Indonesia, em seguida partimos para China, vamo que vamo!

3 comentários:

  1. MAU E DRICO
    " OS DESAFIOS NÅO SÅO DIFICEISPORQUE TENTAMOS,
    E' POR NÅO TENTARMOS QUE SÅO DIFICEIS."

    PARABENS.....
    BJOS - MONKA

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de viagem!
    Grandes aventureiros!
    Que td continue dando mto certo por aí. Bj Fernanda Dapuzzo

    ResponderExcluir
  3. Caras, um adjetivo: "Inspirador".

    Safe travels! Abs
    Massuda

    ResponderExcluir