terça-feira, 28 de abril de 2009

Le grand bleu - os golfinhos de Zanzibar



Não estávamos preparados para a surpresa que nos aguardava. O passeio partiu da vila de pescadores na praia de Kizimbazi ao sul da ilha de Zanzibar. Entramos no barco com a única certeza que o enjôo viria logo, pois os 40hp do motor de popa mal tinham força para vencer as ondas que só de olhar viravam o estômago. Foram 20 minutos de perrengue e eu estava quase pedindo para voltar quando o timoneiro (que tinha um caso de elefantíase na perna pior que qualquer foto do meu livro de ciências da quarta série) gritou – dolphin, left look! A princípio não vi nada, então apareceram 5 golfinhos bottlenose (Tursiops truncatus), seguidos de mais 5 e mais e mais até ficar difícil de contar. Pulamos na água e vimos o grupo que estava nadando a uns 15 metros de profundidade. Eu e o drico mergulhamos e dois golfinhos mais curiosos resolveram subir e averiguar o que seriam aqueles dois seres desajeitados de nadadeiras azuis. Eles subiram rápido e pararam a uns 2 metros de distância, aí foram se aproximando mais devagar até chegar a uns 50 centimetros de nós.

Não sou capaz de descrever o que sentimos. Quem já assistiu ao filme Le grand bleu ( 1988 – Luc Besson, “imensidão azul”) pode buscar na memória a cena onde Jacques Mayol desce para as profundezas um lugar onde o silêncio só é interrompido pelo suave apito dos golfinhos . Por alguns longos segundos ficamos nos olhando, silêncio completo num mar azul turquesa, e creio que os quatro sentiram o mesmo, que havia um ser inteligente por trás daqueles olhos.

Ficamos mais dez minutos na água nadando com todos eles, até que o grupo se foi, deixando um gosto de quero mais e a lembrança do olhar, que chega a dar um arrepio pois pra mim ficou claro que a curiosidade era mútua, e que eu e o drico não éramos os únicos seres inteligentes ali na água.

6 comentários:

  1. Que coisa mais linda ,é drico vc tem razão em se lembrar de mim, quase chorei só de ver as fotos, imagine se tivesse ai, acho que iria embora com os golfinho rs
    Muito lindo!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. EU ME EMOCIONO SO DE LER.MARAVILHOSO........
    BJOS....MONKA

    ResponderExcluir
  3. Oi cunhados lindos, estou adorando a viagem de voces. Lugares fantasticos.
    Beijos, Rebeca

    ResponderExcluir
  4. Isso ae Schonenberger!!!! Aproveita bastante!!! Já vi q na volta vai ter história pra contar hein... Hehehehehhe.. Abraço, Pedrão!!!

    ResponderExcluir
  5. ai seus pangaré...ta ruim a viagem hein...
    pode dexa q eu vo aproveitando essa super vida aki por vcs...ahahah...
    show esses lugares ai, parabens,.eheh

    falow,,abracoss!!

    Thiago (frango)

    ResponderExcluir
  6. Meu, se o que vocês estão realizando não é a definição de realização e felicidade, então não sei o que é!!! Algumas filosofias descrevem que felicidade vem do evitar sofrimentos. E outras, que é a que eu acredito, que a felicidade vem de viver plenamente o momento. E isso eu acho que é justamente o que vocês estão fazendo, da maneira mais intensa!! Muita luz pra vocês! Cheers! Abraços!
    Alessandro Casella

    ResponderExcluir